Sinopse:
Castanha do Pará reconta, em forma de fábula, uma realidade cada vez mais comum nos dias de hoje, o das crianças de rua. Castanha é um menino-urubu que vive suas aventuras pelos cenários do tradicional mercado público Ver-o-Peso, em Belém do Pará. Mora sob o céu aberto e sobrevive dos pequenos furtos e das migalhas de bondade que sobram do mundo ao seu redor.
Em seu romance gráfico de estreia, Gidalti Jr. abusa da expressividade nas aquarelas para dar vida a este triste conto urbano, criando uma visão lúdica e ritmada para a poesia da dura realidade. Castanha do Pará, publicação independente, ganhou o primeiro prêmio Jabuti de histórias em quadrinhos em 2017. A segunda edição foi publicada pela editora SESI, em 2018, e na Colômbia, em 2021. Em 2019, Castanha do Pará ganhou o selo White Ravens da Biblioteca Internacional da Juventude.
Informações adicionais:
Romance gráfico vencedor do primeiro Prêmio Jabuti de Quadrinhos e do Selo White Ravens, da Biblioteca Internacional da Juventude, Castanha do Pará terá sua quarta edição publicada pela Brasa.